domingo, 30 de março de 2014

Triathlon - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Triathlon será disputado em duas provas: individual masculina e individual feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 110 (55 homens e 55 mulheres), sendo no máximo 3 triatletas no masculino e 3 no feminino por país. Somente os oito primeiros países poderão ter três atletas, os seguintes ficarão restritos a dois triatletas.

- As vagas serão alocadas para o país. Cada país poderá indicar qualquer atleta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os triatletas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir pelos menos um dos requisitos: ter conquistado uma vaga nos Eventos de Qualificação Olímpica Continentais ou Mundial; estar entre os melhores cento e quarenta atletas na Lista de Qualificação Olímpica da ITU (União Internacional de Triathlon) ou na Lista de Pontos da ITU ou no Ranking Mundial 2015 da ITU.

- Os critérios são os mesmos no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será cada um dos cinco Eventos de Qualificação Olímpica Continentais a serem realizados entre 15 de maio de 2015 e 15 de maio de 2016. O país do campeão de cada continente estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será o Evento de Qualificação Olímpica Mundial a ser disputado no ano de 2015. Os países dos três primeiros colocados estarão classificados. Caso um dos vencedores já tenha obtido a vaga nos Eventos de Qualificação Olímpica Continentais ou um país já tenha atingido o limite máximo de três vagas conquistadas, o país do quarto colocado ficará com a vaga, e assim sucessivamente até que as três vagas sejam preenchidas ou até que o limite de dez por cento do tempo do vencedor seja ultrapassado.
- O terceiro critério de qualificação será a Lista de Qualificação Olímpica da ITU a ser divulgada no dia 15 de maio de 2016. Os trinta e nove triatletas melhores ranqueados estarão classificados, respeitando o limite máximo de três atletas por país. Os atletas que já tenham obtido vaga nos Eventos de Qualificação Olímpica não serão considerados. A lista contemplará os quatorze melhores resultados de cada triatleta no período de 15 de maio de 2014 a 15 de maio de 2016, sendo no máximo sete provas nos primeiros doze meses e nove provas nos últimos doze meses do período. As provas serão divididas em níveis. Nível I: Finais das Séries Mundiais e Evento de Qualificação Olímpica Mundial. Nível II: Séries Mundiais. Nível III: Copas do Mundo. Nível IV: Campeonatos Continentais. Os cinquenta primeiros colocados ganharão pontos, desde que terminem com o tempo até 5% acima do vencedor entre os homens e 8% entre as mulheres. Os vencedores do Nível I conquistam 1000 pontos, do Nível II 900 pontos, do Nível III 500 pontos e do Nível IV 400 pontos. Para os próximos ranqueados os pontos diminuem 7,5% sucessivamente.
- O quarto critério de qualificação será a Lista de Pontos da ITU a ser divulgada no dia 15 de maio de 2016. O primeiro país de cada continente, que ainda não tenha obtido vaga pelos critérios anteriores, estará classificado. Caso não exista nenhum país nessa condição em algum continente, o melhor ranqueado no Evento de Qualificação Olímpica Continental do respectivo continente, que ainda não tenha obtido vaga, estará classificado. Caso não exista nenhum país nessa condição também, o melhor ranqueado da Lista de Qualificação Olímpica da ITU do respectivo continente estará classificado. Caso não exista nenhum país do respectivo continente na lista, o próximo país ranqueado na Lista de Qualificação Olímpica da ITU ficará com a vaga. A lista contemplará os doze melhores resultados de cada triatleta no período de 20 de maio de 2014 a 15 de maio de 2016, sendo seis provas nos primeiros doze meses, com um terço do valor, e seis provas nos últimos doze meses do período. Todas as provas da ITU serão contabilizadas. As provas serão divididas em onze níveis, com diferentes pontuações.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga no masculino e uma no feminino, caso não as consiga pelos critérios de qualificação.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ITU distribuirá dois convites no masculino e dois no feminino.

- Realocação:
Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio dos três primeiros critérios de qualificação, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado na Lista de Qualificação Olímpica da ITU, respeitando o limite máximo de três atletas por país.
Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio do quarto critério de qualificação, a mesma será realocada para o país melhor ranqueado na Lista de Pontos da ITU do respectivo continente, que ainda não tenha obtido vaga. Caso não exista nenhum país do respectivo continente na lista, o próximo país ranqueado na Lista de Qualificação Olímpica da ITU ficará com a vaga.
Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar alguma das vagas reservadas, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado na Lista de Qualificação Olímpica da ITU, respeitando o limite máximo de três atletas por país.

Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado na Lista de Qualificação Olímpica da ITU, respeitando o limite máximo de três atletas por país.


Links:
Qualificação Olímpica - PDF
União Internacional de Triathlon
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Triathlon

Nenhum comentário:

Postar um comentário