quarta-feira, 23 de abril de 2014

Canoagem Slalom - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- A Canoagem Velocidade será disputada em quatro provas: três masculinas e uma feminina, sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
- As provas masculinas são: Caiaque Simples (K1), Canoa Simples (C1) e Canoa Dupla (C2). A prova feminina é Caiaque Simples (K1).
- O número previsto de atletas é de 82 (61 homens e 21 mulheres), sendo no máximo 4 canoístas no masculino e 1 no feminino por país. Cada país poderá ter somente um barco em cada prova. Dois convites serão distribuídos entre os atletas das modalidades de Canoagem Velocidade e Slalom.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer canoísta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos. Qualquer atleta indicado pelo seu país para uma prova poderá participar de qualquer outra prova, respeitando o limite de um barco por país em cada prova.
- Todos os países elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão disputado pelo menos uma prova no Campeonato Mundial 2015. Já os países dos canoístas convidados pela Comissão Tripartite deverão estar presentes no Ranking Mundial da ICF (Federação Internacional de Canoagem) do dia 1º de junho de 2016.

- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015 organizado pela ICF, a ser disputado na Grã-Bretanha, entre os dias 16 e 20 de setembro. Os melhores países, em cada prova, estarão classificados. As vagas em disputa para cada prova são: K1 masculino (15), C1 masculino (10), C2 masculino (8) e K1 feminino (15). Caso o Campeonato Mundial não seja disputado ou seja cancelado, as vagas serão alocadas baseadas no Ranking Mundial da ICF do dia 1º de setembro de 2015.
- O segundo critério de qualificação serão os Pré-Olímpicos Continentais (África, América, Ásia, Europa e Oceania), a serem disputados entre 2015 e 2016. O melhor país, em cada prova, estará classificado. Nas provas de C1 e K1, uma vaga estará em disputa em cada Pré-Olímpico. Na prova de C2, três vagas, uma para cada continente, estarão em disputa nos Pré-Olímpicos dos três continentes dos países que tiveram melhor colocação na prova no Campeonato Mundial 2015, mas ficaram sem classificação. Somente poderão participar de uma prova no Pré-Olímpico, os países que não tenham obtido classificação no Campeonato Mundial 2015 na respectiva prova. As provas dos Pré-Olímpicos Continentais deverão ser disputadas por pelo menos três países para serem válidas. Nesse caso, as vagas serão preenchidas pelo próximo país ranqueado na mesma prova no Campeonato Mundial 2015 ainda não classificado. Um país poderá classificar no máximo dois atletas nos Pré-Olímpicos. Caso classifique mais de dois atletas, o país deverá escolher com quais vagas ficará. As vagas remanescentes serão preenchidas pelo próximo país ranqueado ainda não classificado, na mesma prova, no Pré-Olímpico do mesmo continente. Caso os Pré-Olímpicos não sejam disputados ou sejam cancelados, as vagas serão alocadas baseadas no Ranking Mundial da ICF do dia 1º de junho de 2016. Nessa situação, o melhor país, ainda sem vaga, de continente no Ranking estará classificado.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga em cada prova, desde que não tenha obtido classificação através dos critérios de qualificação.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ICF distribuirá dois convites para provas de barcos simples. Os países dos atletas convidados deverão figurar no Ranking Mundial da ICF do dia 1º de junho de 2016. Esses convites também poderão ser feitos para atletas da Canoagem Velocidade.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga conquistada no Campeonato Mundial, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga conquistada nos Pré-Olímpicos Continentais, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Pré-Olímpico Continental correspondente. Caso não se consiga preencher a vaga, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado do continente correspondente ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015. Caso não se consiga preencher a vaga, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015.
  Caso não se consiga preencher a vaga pelos procedimentos acima, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado ainda não classificado entre todas as provas no Ranking Mundial da ICF do dia 1º de junho de 2016.
 Caso o país-sede desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, a vaga será realocada para o melhor país ranqueado no Campeonato Mundial 2015 que não tenha obtido classificação em nenhuma prova de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Canoagem
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Canoagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário