sexta-feira, 11 de abril de 2014

Canoagem Velocidade - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- A Canoagem Velocidade será disputada em doze provas: oito masculinas e quatro femininas, sendo distribuídas 36 medalhas (12 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze).
- As provas masculinas são: Caiaque Simples (K1) 200 metros, Caiaque Simples (K1) 1000 metros, Caiaque Duplo (K2) 200 metros, Caiaque Duplo (K2) 1000 metros, Caiaque Quádruplo (K4) 1000 metros, Canoa Simples (C1) 200 metros, Canoa Simples (C1) 1000 metros e Canoa Dupla (C2) 1000 metros. As provas femininas são: Caiaque Simples (K1) 200 metros, Caiaque Simples (K1) 500 metros, Caiaque Duplo (K2) 500 metros e Caiaque Quádruplo (K4) 500 metros.
- O número previsto de atletas é de 248 (158 homens, 88 mulheres e outros 2 convites sem sexo pré-definido), sendo no máximo 12 canoístas no masculino e 6 no feminino por país. Cada país poderá ter somente um barco em cada prova.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer canoísta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos. Qualquer atleta indicado pelo seu país para uma prova poderá participar de qualquer outra prova, respeitando o limite de um barco por país em cada prova.
- Todos os países elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão disputado pelo menos uma prova no Campeonato Mundial 2015. Já os canoístas convidados pela Comissão Tripartite deverão ter participado de pelo menos um Evento de Qualificação Olímpica.

- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015 organizado pela ICF (Federação Internacional de Canoagem), a ser disputado na Itália, entre os dias 19 e 23 de agosto. Os melhores países, em cada prova, estarão classificados. As vagas em disputa para cada prova são: K1 200 metros masculino (8), K1 1000 metros masculino (7), K2 200 metros masculino (6), K2 1000 metros masculino (6), K4 1000 metros masculino (10), C1 200 metros masculino (7), C1 1000 metros masculino (6), C2 1000 metros (6), K1 200 metros feminino (8), K1 500 metros feminino (7), K2 500 metros feminino (6) e K4 500 metros feminino (10). Na prova de K4 masculino e feminino deveremos ter, no mínimo, quatro continentes representados. Caso isso não ocorra, o décimo, e se for necessário o nono e o oitavo colocados serão substituídos pelos próximos países ranqueados de continentes ainda não classificados. Caso os atletas de um barco consigam classificação em distâncias diferentes, as vagas serão atribuídas na prova de distância maior. As vagas remanescentes serão alocadas aos próximos países ranqueados na prova de distância menor ainda não classificados. Caso um atleta consiga classificação em diferentes provas, a vaga será atribuída na prova de distância maior. As vagas remanescentes serão alocadas da seguinte forma: caso existam duas vagas disponíveis no mesmo sexo e categoria de barco, as mesmas serão preenchidas pelo próximo país ranqueado na mesma categoria no maior barco na distância maior; caso exista uma vaga disponível, a mesma será utilizada para completar uma equipe do mesmo sexo e categoria de barco no maior barco e maior distância; caso a vaga não possa ser utilizada para completar uma equipe, a mesma será alocada para o próximo país ranqueado na prova de origem da vaga ainda não classificado.
- O segundo critério de qualificação serão os Pré-Olímpicos Continentais (África, América, Ásia, Europa e Oceania), a serem disputados no primeiro semestre de 2016. Os melhores países, em cada prova, estarão classificados. Nas provas de C1, C2 e K1, uma vaga estará em disputa em cada Pré-Olímpico, exceto no Europeu onde duas vagas estarão em jogo. Nas provas de K2, o Pré-Olímpico Europeu distribuirá uma vaga, outras três vagas estarão em disputa nos Pré-Olímpicos de três continentes, que tiverem melhor classificação na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015. Somente poderão participar de uma prova no Pré-Olímpico, os países que não tenham obtido classificação no Campeonato Mundial 2015 na respectiva prova. As provas dos Pré-Olímpicos Continentais deverão ser disputadas por pelo menos três países para serem válidas. Nesse caso, as vagas serão preenchidas pelo próximo país ranqueado na mesma prova no Campeonato Mundial 2015 ainda não classificado. Nas provas de Canoa masculina dos Pré-Olímpicos, um país poderá classificar no máximo dois atletas. Caso classifique mais de dois atletas, o país deverá escolher com quais vagas ficará. As vagas remanescentes serão preenchidas pelo próximo país ranqueado ainda não classificado, na mesma prova, no Pré-Olímpico do mesmo continente. Caso um país consiga classificação no mesmo tipo de barco em distâncias diferentes, as vagas serão atribuídas na prova de distância maior. As vagas remanescentes serão alocadas aos próximos países ranqueados na prova de distância menor ainda não classificados. Caso um atleta consiga classificação em diferentes provas, a vaga será atribuída na prova de distância maior. As vagas remanescentes serão alocadas da seguinte forma: caso existam duas vagas disponíveis no mesmo sexo e categoria de barco, as mesmas serão preenchidas pelo próximo país ranqueado na mesma categoria no maior barco na distância maior; caso exista uma vaga disponível, a mesma será utilizada para completar uma equipe do mesmo sexo e categoria de barco no maior barco e maior distância; caso a vaga não possa ser utilizada para completar uma equipe, a mesma será alocada para o próximo país ranqueado na prova de origem da vaga ainda não classificado.

- O país-sede (Brasil) terá direito a três vagas: uma no K1 1000 metros masculino, desde que não tenha obtido classificação em nenhuma prova de caiaque masculino; uma no C1 1000 metros masculino, desde que não tenha obtido classificação em nenhuma prova de canoa masculina; e uma no K1 500 metros feminino, desde que não tenha obtido classificação em nenhuma prova de caiaque feminino.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ICF distribuirá dois convites para provas de barcos simples. Os atletas deverão ter participado de pelo menos um evento de qualificação olímpica. Esses convites também poderão ser feitas para atletas da Canoagem Slalom.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga conquistada no Campeonato Mundial, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga conquistada nos Pré-Olímpicos Continentais, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Pré-Olímpico Continental correspondente. Caso não se consiga preencher a vaga, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado do continente correspondente ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015. Caso não se consiga preencher a vaga, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015. Caso não se consiga preencher a vaga, a ICF poderá realocar a vaga para o melhor país ranqueado ainda não classificado entre todas as provas do Campeonato Mundial 2015.
 Caso o país-sede desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda não classificado na respectiva prova no Campeonato Mundial 2015.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, a vaga será realocada para o melhor país ranqueado no Campeonato Mundial 2015 que não tenha obtido classificação em nenhuma prova de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Canoagem
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Canoagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário