terça-feira, 29 de abril de 2014

Ciclismo BMX - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Ciclismo BMX será disputado em duas provas: Corrida masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 48 (32 homens e 16 mulheres), sendo no máximo 3 ciclistas no masculino e 2 no feminino por país.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer ciclista, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os ciclistas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 1º de janeiro de 1999; possuir uma licença válida emitida pela respectiva Federação Nacional; e ter no mínimo dez pontos no Ranking Individual de BMX da UCI (União Ciclística Internacional) de 31 de maio de 2016.

- Para a prova masculina, o primeiro critério de qualificação será o Ranking de Qualificação Olímpica da UCI do dia 31 de maio de 2016. Os treze primeiros países estarão classificados. Os quatro melhores países terão direito a três vagas, os países ranqueados da quinta a sétima colocação classificarão dois ciclistas, e os países ranqueados da oitava a décima terceira colocação classificarão um ciclista. O Ranking consiste na soma dos pontos dos três melhores ciclistas de cada país, nas categorias Elite ou Júnior, no período de 31 de maio de 2014 a 20 de maio de 2016. As provas válidas para o ranking são: Campeonato Mundial, Copa do Mundo Supercross, Campeonato Continental (dois eventos), Competição Internacional Classe 1 (dez eventos) e Campeonato Nacional (2 eventos).
- O segundo critério de qualificação será o Ranking Individual Elite BMX da UCI do dia 31 de maio de 2016. Os países dos quatro melhores colocados estarão classificados, com o limite de uma vaga por país, excluindo os países já classificados pelo primeiro critério. O ranking consiste na soma dos pontos de cada ciclista no ano de 2016. Todas as provas do calendário oficial da UCI são válidas.
- O terceiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2016. Os países dos três melhores colocados estarão classificados, com o limite de uma vaga por país, excluindo os países já classificados pelos critérios anteriores.

- Para a prova feminina, o primeiro critério de qualificação será o Ranking de Qualificação Olímpica da UCI do dia 31 de maio de 2016. Os sete primeiros países estarão classificados. Os três melhores países terão direito a duas vagas e os países ranqueados da quarta a sétima colocação classificarão um ciclista. O Ranking consiste na soma dos pontos das duas melhores ciclistas de cada país, nas categorias Elite ou Júnior, no período de 31 de maio de 2014 a 20 de maio de 2016. As provas válidas para o ranking são: Campeonato Mundial, Copa do Mundo Supercross, Campeonato Continental (dois eventos), Competição Internacional Classe 1 (dez eventos) e Campeonato Nacional (2 eventos).
- O segundo critério de qualificação será o Ranking Individual Elite BMX da UCI do dia 31 de maio de 2016. Os países das três melhores colocadas estarão classificados, com o limite de uma vaga por país, excluindo os países já classificados pelo primeiro critério. O ranking consiste na soma dos pontos de cada ciclista no ano de 2016. Todas as provas do calendário oficial da UCI são válidas.
- O terceiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2016. Os países das duas melhores colocadas estarão classificados, com o limite de uma vaga por país, excluindo os países já classificados pelos critérios anteriores.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga na prova masculina e uma vaga na prova feminina caso não consiga pelos critérios de qualificação.

- Não haverá vagas para serem distribuídas por meio de convite. Em caso de vagas remanescentes, a Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e UCI distribuirá os convites.

- Cada país classificado poderá inscrever um ciclista alternativo. O atleta só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse ciclista também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada pela Comissão Tripartite por meio de convite.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga realocar todas as vagas, as vagas serão realocadas para o melhor país, ainda não classificado, no Ranking de Qualificação Olímpica da UCI.
 Caso o país-sede (Brasil) obtenha classificação pelos critérios de qualificação ou desista de utilizar uma de suas vagas reservadas, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, no Ranking de Qualificação Olímpica da UCI.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
União Ciclística Internacional
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Ciclismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário