domingo, 13 de abril de 2014

Hipismo Adestramento - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Hipismo Adestramento será disputado em duas provas: Individual e Equipe, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 60 (sem distinção de sexo), sendo no máximo 4 cavaleiros por país.

- As vagas serão alocadas para o país. Cada país poderá indicar qualquer atleta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os conjuntos elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os seguintes requisitos: os cavaleiros precisarão ter nascido antes de 1º de janeiro de 2001; os cavalos precisarão ter nascido antes 1º de janeiro de 2009; e os conjuntos deverão conquistar, entre 1º de janeiro de 2015 e 19 de junho de 2016, um mínimo de 64% de pontuação dada por um juiz 5* e na média dos juízes da competição, em dois eventos Grand Prix de níveis CDI3*, CDI4*, CDI5*, CDI-W e CDIO diferentes, sendo os juízes 5* de nacionalidade diferente do cavaleiro. A lista de eventos será publicada pela FEI (Federação Equestre Internacional) em seu site.

- Para efeitos de qualificação olímpica, os países foram divididos em sete grupos de acordo com a região geográfica: A- Europa Ocidental Norte, B- Europa Ocidental Sul, C- Europa Central e Oriental e Ásia Central, D- América do Norte, E- América Central e do Sul, F- África e Oriente Médio, e G- Sudeste Asiático e Oceania.

- Prova por equipes:
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2014, a ser realizado na França, entre os dias 24 e 29 de agosto. Os três melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo o país-sede.
- O segundo critério de qualificação será o Campeonato Europeu 2015, a ser realizado na Alemanha, entre os dias 11 e 16 de agosto, para os países dos grupos A, B e C (exceto a Ásia Central). Os três melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O terceiro critério de qualificação será os Jogos Pan-Americanos 2015, a ser realizado no Canadá, entre os dias 10 e 14 de julho, para os países dos grupos D e E. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O quarto critério de qualificação será o melhor país dos grupos F e G na prova por equipes do Campeonato Mundial 2014. Caso um país dos grupos F e G já esteja entre os três melhores classificados pelo primeiro critério, o quarto melhor país na prova por equipes do Campeonato Mundial 2014, independente do grupo, ficará com a vaga.
- O quinto critério de qualificação será um Evento de Qualificação definido pela FEI para os países dos grupos F, G e da Ásia Central. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- Cada equipe classificada poderá inscrever três ou quatro cavaleiros, a critério de cada país. Caso algum país classifique três ou quatro cavaleiros para a prova Individual, o país poderá se inscrever também na prova por Equipes como equipe composta.

- Prova Individual:
- Todos os cavaleiros dos países classificados para a prova por Equipes estarão automaticamente classificados para a prova Individual. Somente os países não classificados para a prova por Equipes estarão aptos a se classificarem pelos critérios abaixo.
- O primeiro critério de qualificação será os Jogos Pan-Americanos 2015, a ser realizado no Canadá, entre os dias 10 e 14 de julho, para os países dos grupos D e E. O país do melhor cavaleiro na prova Individual de cada grupo D e E estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será um Evento de Qualificação definido pela FEI para os países dos grupos F e G. O país do melhor cavaleiro na prova Individual estará classificado.
- O terceiro critério de qualificação será o Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI. O ranking considera os quatros melhores resultados de cada conjunto no período de 9 de março de 2015 a 6 de março de 2016 em eventos definidos pela FEI. Para os grupos A, B e C, os países dos dois melhores conjuntos de cada grupo estarão classificados. Para os grupos D, E, F e G, os países do melhor conjunto de cada grupo estarão classificados.
- O quarto critério de qualificação também será o Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI. Os países dos seis melhores conjuntos, independente dos grupos, estarão classificados, excluindo os conjuntos classificados pelos critérios anteriores.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe de três ou quatro conjuntos. Cada conjunto deverá cumprir os requisitos mínimos para participação. Caso o país-sede não complete uma equipe, poderá enviar um ou dois conjuntos para a prova Individual.

- Não há previsão de distribuição de convites.

- Cada país classificado para a prova por Equipes poderá inscrever um conjunto alternativo, além dos quatro previstos. O conjunto extra só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse conjunto também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país classificado para a prova por Equipes inscreva somente três conjuntos ao invés de quatro, a vaga remanescente será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país classificado para a prova por Equipes desista de utilizar a vaga obtida, o país poderá inscrever até dois conjuntos na prova Individual. As vagas remanescentes serão realocadas para os países dos próximos conjuntos no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual obtida por meio de um Campeonato Individual, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto ranqueado no mesmo evento. Caso não exista nenhum conjunto que possa utilizar a vaga, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual por grupo obtida por meio do Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto do grupo no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, excluindo os conjuntos classificados. Caso não exista nenhum conjunto que possa utilizar a vaga, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual obtida por meio do Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar a vaga por Equipes, a mesma será realocada para o próximo país, ainda não classificado, nos Jogos Pan-Americanos 2015. Se o país-sede inscrever um ou dois atletas para a prova Individual, o número de vagas destinadas a classificação pelo Ranking Olímpico de Atletas de Adestramento da FEI independente dos grupos será diminuído pelo número de inscrições feitas pelo país-sede.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Equestre Internacional
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Hipismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário