terça-feira, 15 de abril de 2014

Hipismo CCE - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação) será disputado em duas provas: Individual e Equipe, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 65 (sem distinção de sexo), sendo no máximo 4 cavaleiros por país.

- As vagas serão alocadas para o país. Cada país poderá indicar qualquer atleta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os conjuntos elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os seguintes requisitos: os cavaleiros precisarão ter nascido antes de 1º de janeiro de 1999; os cavalos precisarão ter nascido antes 1º de janeiro de 2009; e os conjuntos deverão conquistar, entre 1º de janeiro de 2015 e 19 de junho de 2016, um "resultado de qualificação" em um evento CCI4*, ou dois "resultados de qualificação", um em um evento CCI3* e outro em um evento CIC3*. Um "resultado de qualificação" é alcançado quando: mais da metade de boas marcas no Adestramento (não mais de 75% de penalidades); zero faltas no Cross-Country com não mais de noventa segundos excedidos sobre o tempo ótimo do percurso ou cento e vinte segundos em eventos 4*; não mais de dezesseis faltas no Saltos. A lista de eventos habilitada para obtenção dos "resultados de qualificação" será publicada pela FEI (Federação Equestre Internacional) em seu site.

- Para efeitos de qualificação olímpica, os países foram divididos em sete grupos de acordo com a região geográfica: A- Europa Ocidental Norte, B- Europa Ocidental Sul, C- Europa Central e Oriental e Ásia Central, D- América do Norte, E- América Central e do Sul, F- África e Oriente Médio, e G- Sudeste Asiático e Oceania.

- Prova por equipes:
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2014, a ser realizado na França, entre os dias 27 e 31 de agosto. Os seis melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo o país-sede.
- O segundo critério de qualificação será o Campeonato Europeu 2015, a ser realizado na Grã-Bretanha, entre os dias 10 e 13 de setembro, para os países dos grupos A, B e C (exceto a Ásia Central). Os dois melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O terceiro critério de qualificação será os Jogos Pan-Americanos 2015, a ser realizado no Canadá, entre os dias 10 e 14 de julho, para os países dos grupos D e E. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O quarto critério de qualificação será um Evento de Qualificação definido pela FEI para os países dos grupos F, G e da Ásia Central. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- No mínimo três países deverão participar em cada evento acima para os mesmos serem válidos para classificação. Um país para alcançar a classificação deverá completar a prova com pelo menos três conjuntos.
- Cada equipe classificada poderá inscrever três ou quatro cavaleiros, a critério de cada país. Caso algum país classifique três ou quatro cavaleiros para a prova Individual, o país poderá se inscrever também na prova por Equipes como equipe composta.

- Prova Individual:
- Todos os cavaleiros dos países classificados para a prova por Equipes estarão automaticamente classificados para a prova Individual. Somente os países não classificados para a prova por Equipes estarão aptos a se classificarem pelos critérios abaixo.
- O primeiro critério de qualificação será o Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI. O ranking considera os quatros melhores resultados de cada conjunto no período de 9 de março de 2015 a 6 de março de 2016 em eventos definidos pela FEI. Somente serão incluídos no ranking conjuntos que cumprirem os requisitos mínimos para participação. Para cada um dos sete grupos, o país do melhor conjunto estará classificado.
- O segundo critério de qualificação também será o Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI. Para cada um dos três combinados de grupos (A, B e C; D e E; F e G), os países dos dois melhores conjuntos de cada combinado de grupos estarão classificados, excluindo os conjuntos classificados pelo critério anterior.
- O terceiro critério de qualificação também será o Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI. Os países dos oito melhores conjuntos, independente dos grupos, estarão classificados, excluindo os conjuntos classificados pelos critérios anteriores.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe de três ou quatro conjuntos. Cada conjunto deverá cumprir os requisitos mínimos para participação. Caso o país-sede não complete uma equipe, poderá enviar um ou dois conjuntos para a prova Individual.

- Não há previsão de distribuição de convites.

- Cada país classificado para a prova por Equipes poderá inscrever um conjunto alternativo, além dos quatro previstos. O conjunto extra só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse conjunto também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país classificado para a prova por Equipes inscreva somente três conjuntos ao invés de quatro, a vaga remanescente será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país classificado para a prova por Equipes desista de utilizar a vaga obtida, o país poderá inscrever até dois conjuntos na prova Individual. As vagas remanescentes serão realocadas para os países dos próximos conjuntos no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual por grupo obtida por meio do Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto do grupo no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, excluindo os conjuntos classificados. Caso não exista nenhum conjunto que possa utilizar a vaga, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual por combinação de grupos obtida por meio do Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual obtida por meio do Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar a vaga por Equipes, as vagas remanescentes serão realocadas para o país dos próximos conjuntos no Ranking Olímpico de Atletas de CCE da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Equestre Internacional
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Hipismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário