quinta-feira, 17 de abril de 2014

Hipismo Saltos - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Hipismo Saltos será disputado em duas provas: Individual e Equipe, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 75 (sem distinção de sexo), sendo no máximo 4 cavaleiros por país.

- As vagas serão alocadas para o país. Cada país poderá indicar qualquer atleta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os conjuntos elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os seguintes requisitos: os cavaleiros precisarão ter nascido antes de 1º de janeiro de 1999; os cavalos precisarão ter nascido antes 1º de janeiro de 2008; e os conjuntos deverão conquistar, entre 1º de janeiro de 2015 e 19 de junho de 2016, um dos seguintes resultados: não mais que oito pontos nas duas rodadas da competição por Equipes nos Campeonatos Continentais e completado a final da competição Individual; zero pontos na primeira rodada em duas etapas da Copa do Mundo da FEI (Federação Equestre Internacional) nível CSI1*-W, CSI2*-W e CSI3*-W; não mais de quatro pontos na primeira rodada em duas etapas da Copa do Mundo da FEI nível CSI4*-W; não mais de oito pontos na primeira rodada em duas etapas da Copa do Mundo da FEI nível CSI5*-W; zero pontos na primeira rodada em duas etapas do Grand Prix da FEI nível CSI3*; não mais de quatro pontos na primeira rodada em duas etapas do Grand Prix da FEI nível CSI4*; não mais de oito pontos na primeira rodada em duas etapas do Grand Prix da FEI nível CSI5*; ter completado a primeira e segunda rodada de uma etapa das Copas das Nações nível CSIO com não mais de quatro pontos na primeira rodada e zero pontos na segunda rodada; ter completado a primeira e segunda rodada de uma etapa das Copas das Nações nível CSIO e não ter mais que quatro pontos na primeira rodada em uma etapa de Grand Prix; ter completado a primeira e segunda rodada de uma etapa das Copas das Nações nível CSIO5* com não mais de oito pontos; e ter completado a primeira e segunda rodada de uma etapa das Copas das Nações nível CSIO5* e não ter mais que oito pontos na primeira rodada em uma etapa de Grand Prix. A lista de eventos será publicada pela FEI em seu site. Caso um país não possa enviar seus conjuntos para as provas acima, a FEI poderá enviar, à convite e sob os custos do país, um delegado estrangeiro para avaliar o desempenho dos conjuntos em uma competição de uma rodada. Cada conjunto que somar oito pontos ou menos estará elegível. A critério do delegado poderá haver uma segunda rodada para os conjuntos que não conseguirem a pontuação mínima.

- Para efeitos de qualificação olímpica, os países foram divididos em sete grupos de acordo com a região geográfica: A- Europa Ocidental Norte, B- Europa Ocidental Sul, C- Europa Central e Oriental e Ásia Central, D- América do Norte, E- América Central e do Sul, F- África e Oriente Médio, e G- Sudeste Asiático e Oceania.

- Prova por equipes:
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2014, a ser realizado na França, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro. Os cinco melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo o país-sede.
- O segundo critério de qualificação será o Campeonato Europeu 2015, a ser realizado na Alemanha, entre os dias 17 e 23 de julho, para os países dos grupos A e B. Os três melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O terceiro critério de qualificação será os Jogos Pan-Americanos 2015, a ser realizado no Canadá, entre os dias 21 e 25 de julho, para os países dos grupos D e E. Os dois melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O quarto critério de qualificação será o Evento Qualificatório do Grupo F. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O quinto critério de qualificação será o Evento Qualificatório do Grupo C. O melhor país na prova por equipes estará classificado, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.
- O sexto critério de qualificação será o Evento Qualificatório do Grupo G. Os dois melhores países na prova por equipes estarão classificados, excluindo os classificados no Campeonato Mundial.

- Prova Individual:
- Todos os cavaleiros dos países classificados para a prova por Equipes estarão automaticamente classificados para a prova Individual. Somente os países não classificados para a prova por Equipes estarão aptos a se classificarem pelos critérios abaixo.
- Cada país poderá classificar no máximo dois conjuntos pelos critérios abaixo.
- O primeiro critério de qualificação será os Jogos Pan-Americanos 2015, a ser realizado no Canadá, entre os dias 21 e 25 de julho, para os países dos grupos D e E. Os países dos seis melhores cavaleiros na prova Individual estarão classificados
- O segundo critério de qualificação será um Evento de Qualificação definido pela FEI para os países do grupo G. O país do melhor cavaleiro na prova Individual estará classificado.
- O terceiro critério de qualificação será o Ranking Olímpico de Atletas de Saltos da FEI. O ranking considera os quinze melhores resultados de cada conjunto no período de 1 de janeiro de 2015 a 6 de março de 2016 em eventos definidos pela FEI. O país do melhor conjunto de cada um dos grupos (A, B, C e F) estará classificado.
- O quarto critério de qualificação também será o Ranking Olímpico de Atletas de Saltos da FEI. Os países dos quatro melhores conjuntos, independente dos grupos, estarão classificados, excluindo os conjuntos classificados pelos critérios anteriores.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe de três ou quatro conjuntos. Cada conjunto deverá cumprir os requisitos mínimos para participação. Caso o país-sede não complete uma equipe, poderá enviar um ou dois conjuntos para a prova Individual.

- Não há previsão de distribuição de convites.

- Cada país classificado para a prova por Equipes poderá inscrever um conjunto alternativo, além dos quatro previstos. O conjunto extra só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse conjunto também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país classificado para a prova por Equipes inscreva somente três conjuntos ao invés de quatro, a vaga remanescente será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Saltos da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso um país classificado para a prova por Equipes desista de utilizar a vaga obtida, a vaga remanescente será realocada para o próximo país ranqueado na mesma competição que a vaga fora obtida, exceção feita a vaga dos Eventos Qualificatórios do Grupo C, F e G que será preenchida pelo próximo país ranqueado no Campeonato Mundial 2014.
 Caso um país desista de utilizar a vaga Individual obtida, a mesma será realocada para o país do próximo conjunto ranqueado no mesmo evento, no mesmo ranking do grupo ou no ranking geral, de acordo com a origem da vaga. Caso não exista nenhum conjunto que possa utilizar a vaga nessa mesma condição, a vaga remanescente será realocada para o país do próximo conjunto no Ranking Olímpico de Atletas de Saltos da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar a vaga por Equipes, e inscreva um ou dois atletas para a prova Individual, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos países dos próximos conjuntos no Ranking Olímpico de Atletas de Saltos da FEI, independente dos grupos, excluindo os conjuntos classificados.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Equestre Internacional
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Hipismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário