quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ginástica Rítmica - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- A Ginástica Rítmica será disputada em duas provas femininas: Individual e Conjunto, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 96 (96 mulheres), sendo no máximo 7 ginastas por país, uma equipe de cinco ginastas na prova de Conjunto e duas ginastas na prova Individual.

- As vagas serão alocadas para o país na prova de Conjunto, assim como as vagas obtidas para a prova Individual através do Campeonato Mundial. Nesse caso, o país poderá indicar qualquer ginasta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos. As demais vagas da prova Individual serão alocadas para as ginastas que as conquistarem.
- Todas as ginastas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 1º de janeiro de 2001; ter alcançado o padrão técnico mínimo estabelecido pela FYG (Federação Internacional de Ginástica); e possuir uma licença emitida pela FYG válida até o final das competições olímpicas de Ginástica Rítmica.
- Na prova de Conjunto, somente países que disputarem o Campeonato Mundial 2015 e/ou o Pré-Olímpico 2016 serão elegíveis a ganharem uma vaga olímpica. No caso do país-sede, o mesmo deverá ter disputado o Campeonato Mundial 2014, e se qualificado, o Campeonato Mundial 2015, e o Pré-Olímpico 2016 para fazer jus à vaga olímpica.
- Na prova Individual, todas as ginastas deverão ter disputado o Campeonato Mundial 2015 e/ou o Pré-Olímpico 2016.

- Para a prova de Conjunto serão distribuídas quatorze vagas. O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015, a ser realizado na Alemanha, entre os dias 7 e 13 de setembro. Os oito melhores países da fase de qualificação estarão classificados. Caso haja três continentes representados entre os oito classificados, o nono e décimo colocados também estarão classificados. Caso só haja dois continentes representados entre os oito classificados, o melhor país ranqueado no campeonato de um continente diferente dos oito classificados estará classificado, assim como o nono colocado. Caso só haja um continente representado entre os oito classificados, os dois melhores países ranqueados no campeonato de continentes diferentes entre si e dos oito classificados estarão classificados. Estarão aptos a disputarem o Campeonato Mundial 2015 os vinte e quatro melhores conjuntos do Campeonato Mundial 2014.
- O segundo critério de classificação será o Pré-Olímpico 2016, a ser realizado no Brasil, em data indefinida. Os três melhores países da fase de qualificação, excluindo o campeão mundial 2015 e o país-sede, estarão classificados. Caso o país-sede já tenha obtido a vaga no Campeonato Mundial 2015, o próximo país ranqueado no Pré-Olímpico estará classificado. Estarão aptos a disputarem o Pré-Olímpico 2016: o campeão mundial 2015, os seis melhores países do Campeonato Mundial 2015 que não obtiveram vaga olímpica, e o país-sede. Caso o país-sede seja o campeão mundial ou um dos seis melhores países do Campeonato Mundial 2015 sem vaga olímpica, o sétimo melhor país do Campeonato Mundial 2015 sem vaga olímpica também participará do Pré-Olímpico.
- Para a prova Individual serão distribuídas vinte e seis vagas. O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015, a ser realizado na Alemanha, entre os dias 7 e 13 de setembro. Os países das quinze melhores ginastas da final do Individual Geral estarão classificados, com o limite de duas vagas por país. - O segundo critério de classificação será o Pré-Olímpico 2016, a ser realizado no Brasil, em data indefinida. As seis melhores atletas da qualificação do Individual Geral, excluindo as atletas dos países já classificados, estarão classificadas, com o limite de uma vaga por país. Estarão aptas a disputarem o Pré-Olímpico 2016: uma ginasta de cada país presente no pódio da final do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015; uma ginasta para cada país dentre os vinte e dois melhores da qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015, que não obtiveram vaga olímpica; e uma ginasta do país-sede. Caso o país-sede esteja no pódio do Campeonato Mundial 2015 ou seja um dos vinte e dois melhores países na qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015 sem vaga olímpica, o vigésimo terceiro melhor país na qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015 sem vaga olímpica também participará do Pré-Olímpico.
- O terceiro critério de qualificação será para a representação continental. Três vagas foram reservadas para esse propósito. Cada continente (África, América, Ásia, Europa e Oceania) deverão ter pelo menos uma ginasta classificada após o Pré Olímpico 2016, incluindo o país-sede e os países convidados. Caso algum continente não esteja representado, a melhor ginasta do respectivo continente na qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015 terá direito a vaga olímpica. Caso sejam necessárias mais de três vagas, o número de vagas distribuídas no Pré-Olímpico 2016 será diminuído na mesma quantidade. Caso as três vagas não seja necessárias, o número de vagas distribuídas no Pré-Olímpico 2016 será aumentada na mesma quantidade.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga na prova de Conjunto, caso não a obtenha pelos outros critérios de qualificação, e uma vaga na prova Individual, caso também não a consiga pelos outros critérios de qualificação. Nesse caso, a ginasta a representar o país-sede deverá ser a melhor ginasta do país na qualificação do Individual Geral no Campeonato Mundial 2015.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e FYG distribuirá um convite para a prova Individual.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga na prova de Conjunto, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Pré-Olímpico 2016. Se o país desistente fizer parte da cota continental, a vaga ficará com o melhor país do mesmo continente, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Campeonato Mundial 2015. Caso não exista um país do mesmo continente para preencher a vaga, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Pré-Olímpico 2016.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga na prova Individual, a mesma será realocada para a melhor atleta na qualificação do Individual Geral do Pré-Olímpico 2016, de um país ainda não classificado. Se o país desistente fizer parte da cota continental, a vaga ficará com a melhor atleta do mesmo continente na qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015, de um país ainda não classificado. Caso não exista um país do mesmo continente para preencher a vaga, a mesma será realocada para a melhor atleta na qualificação do Individual Geral do Pré-Olímpico 2016, de um país ainda não classificado.
 Caso o país-sede desista de utilizar a vaga na prova de Conjunto, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Pré-Olímpico 2016. Se essa decisão afetar a representação continental mínima, a vaga ficará com o melhor país, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Pré-Olímpico 2016, que assegure a representação continental mínima. Caso não exista um país nessa situação, a vaga será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na qualificação do Conjunto do Campeonato Mundial 2015.
 Caso o país-sede desista de utilizar a vaga na prova Individual, a mesma será realocada para a melhor atleta na qualificação do Individual Geral do Pré-Olímpico 2016, de um país ainda não classificado. Se essa decisão afetar a representação continental mínima, a vaga ficará com a melhor atleta das Américas na qualificação do Individual Geral do Pré-Olímpico 2016, de um país ainda não classificado. Caso não exista um país das Américas para preencher a vaga, a mesma será realocada para a melhor atleta na qualificação do Individual Geral do Campeonato Mundial 2015, de um país ainda não classificado.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga alocar a vaga por convite, a vaga será realocada para a melhor atleta na qualificação do Individual Geral do Pré-Olímpico 2016, de um país ainda não classificado.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Ginástica
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Ginástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário