sexta-feira, 9 de maio de 2014

Golfe - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Golfe será disputado em duas provas: Stroke Play Individual Masculina e Stroke Play Individual Feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 120 (60 homens e 60 mulheres), sendo no máximo 4 golfistas no masculino e 4 no feminino por país. Caso um país tenha três ou quatros golfistas ranqueados entre os quinze melhores do Ranking Olímpico poderá inscrevê-los, os demais países ficarão restritos a dois golfistas.

- As vagas serão alocadas para o atleta ranqueado.
- Todos os golfistas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os requisitos: estar listado no Ranking Olímpico do dia 20 de junho de 2016; estar em boa posição em sua Associação Nacional e na IGF (Federação Internacional de Golfe); e ser reconhecido ou ter uma licença válida emitida por sua Associação Nacional.

- Os critérios são os mesmos no masculino e no feminino.
- O critério de qualificação será o Ranking Olímpico da IGF a ser divulgado no dia 11 de julho de 2016. Os cinquenta e nove golfistas melhores ranqueados estarão classificados, respeitando o limite máximo de dois atletas por país. Caso um país tenha três ou quatros golfistas ranqueados entre os quinze melhores do Ranking Olímpico, estes também estarão classificados. Cada um dos cinco continentes deverá ter pelo menos um atleta classificado, caso isso não ocorra, o melhor atleta ranqueado do continente sem representante estará classificado na vaga do último golfista classificado pelo ranking. O ranking contemplará todos os resultados de cada golfista no período de 14 de julho de 2014 a 11 de julho de 2016. Cada torneio terá um peso, o qual determinará o número de pontos conquistados pelo melhores colocados. Os pontos conquistados nas treze semanas anteriores a 11 de julho de 2016 serão contabilizados integralmente. Os pontos conquistados antes desse período sofrerão uma redução de 1,1% no seu valor a cada semana. A colocação de cada golfista no ranking será definida pelos pontos conquistados divido pelo número de torneios disputados no período, sendo o menor divisor quarenta e o maior cinquenta e dois.
- Para os homens, os torneios válidos para obtenção de pontos são dos seguintes tours: PGA, Europeu, PGA Austrálasia, Japonês, Sul-africano Sunshine, Asiático, Web.com, Challenge Europeu, Sul-coreano, PGA Canadense, PGA Latino-americano e PGA Chinês. Para as mulheres, os torneios válidos para obtenção de pontos são dos seguintes tours: LPGA, Europeu, LPGA Japonês, LPGA Sul-coreano, Australiano, Symetra, LPGA Chinês, LETAS, LGU e USGA.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga no masculino e uma no feminino, caso não as consiga pelo critério anterior de qualificação. O atleta escolhido deverá ser o melhor colocado no Ranking Olímpico. Caso o país-sede não tenha nenhum atleta listado no Ranking Olímpico, a IGF em conjunto com o Comitê Olímpico do país-sede definirá o golfista representante.

- Não haverá vagas para serem distribuídas por meio de convite.

- Realocação:
Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio do Ranking Olímpico, a mesma será realocada para o próximo atleta listado no Ranking Olímpico, respeitando o limite máximo de dois atletas por país.
Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o próximo atleta listado no Ranking Olímpico, respeitando o limite máximo de dois atletas por país.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Golfe
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Golfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário