quinta-feira, 1 de maio de 2014

Handebol - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Handebol será disputado em duas provas: masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 336 (168 homens e 168 mulheres), sendo 12 equipes de 14 jogadores no torneio masculino e 12 equipes de 14 jogadoras no torneio feminino.

- Todos os jogadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os requisitos da IHF (Federação Internacional de Handebol).

- Os critérios de qualificação são iguais no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial de Handebol 2015. O torneio masculino será disputado no Qatar, entre 16 de janeiro e 1º de fevereiro. O torneio feminino será realizado na Dinamarca, entre 4 e 20 de dezembro. O país campeão estará classificado. Caso o país-sede (Brasil) seja campeão, o segundo colocado estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será os quatro Eventos de Qualificação Continentais (África, América, Ásia e Europa) a serem disputados entre dezembro de 2014 e janeiro de 2016. O vencedor de cada torneio estará classificado. Caso o vencedor seja o campeão mundial de 2015 ou o país-sede, o segundo colocado estará classificado.
- O terceiro critério de qualificação será os três Pré-Olímpicos Mundiais 2016. Os torneios masculinos serão disputados entre 7 e 10 de abril. Os torneios femininos serão realizados entre 17 e 20 de março. Os dois primeiros colocados de cada torneio estarão classificados. No primeiro Pré-Olímpico participarão os seguintes países: o melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o sexto melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do terceiro melhor continente no Campeonato Mundial 2015; e o melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do quarto melhor continente no Campeonato Mundial 2015. No segundo Pré-Olímpico participarão os seguintes países: o segundo melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o quinto melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do segundo melhor continente no Campeonato Mundial 2015; e o segundo melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do melhor continente no Campeonato Mundial 2015. No terceiro Pré-Olímpico participarão os seguintes países: o terceiro melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o quarto melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Mundial 2015; o melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do melhor continente no Campeonato Mundial 2015; e o melhor país, ainda não classificado, no Evento de Qualificação da Oceania, caso algum país da Oceania termine entre a oitava e décima segunda posição no Campeonato Mundial 2015, caso isso não ocorra, o segundo melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do segundo melhor continente no Campeonato Mundial 2015 ficará com a vaga no Pré-Olímpico.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe no masculino e uma no feminino.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Cada país classificado poderá inscrever um jogador alternativo. Esse jogador só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse atleta também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida, a mesma será realocada para o melhor colocado, ainda não classificado, na mesma competição na qual a vaga foi preenchida.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o melhor colocado, ainda não classificado, no Evento de Qualificação do continente do Campeão Mundial de 2015.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Handebol
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Basquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário