segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vôlei - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Vôlei será disputado em duas provas: masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 288 (144 homens e 144 mulheres), sendo 12 equipes de 12 jogadores no torneio masculino e 12 equipes de 12 jogadoras no torneio feminino.

- Todos os jogadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os requisitos do Regulamento de Esportes da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), artigos 40 a 44.

- Os critérios de qualificação são iguais no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será a Copa do Mundo de Vôlei 2015. O torneio masculino será disputado no Japão, entre os dias 7 e 22 de setembro. O torneio feminino será realizado no Japão, entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro. Os dois melhores colocados estarão classificados, excluindo o País-sede (Brasil).
- O segundo critério de qualificação será os cinco Campeonatos ou Pré-Olímpicos Continentais (África, América do Norte, América do Sul, Ásia/Oceania e Europa), a serem disputados entre setembro de 2015 e maio de 2016. O melhor colocado de cada torneio, ainda não classificado, ficará com uma vaga olímpica.
- O terceiro critério de qualificação será o primeiro Pré-Olímpico Mundial, a ser disputado no Japão, em maio de 2016. Os três primeiros colocados estarão classificados. Os países participantes do Pré-Olímpico serão: Japão (país-sede); os dois melhores colocados do Pré-Olímpico Europeu, ainda não classificados; o melhor colocado no Pré-Olímpico da América do Sul, ainda não classificado; o melhor colocado no Pré-Olímpico da América do Norte, ainda não classificado; e os três melhores asiáticos no Ranking Mundial.
- O quarto critério de qualificação será o segundo Pré-Olímpico Mundial, a ser disputado no Japão, em maio de 2016. O primeiro colocado estará classificado. Os países participantes do Pré-Olímpico serão: o segundo melhor colocado no Pré-Olímpico da América do Sul, ainda não classificado; o segundo melhor colocado no Pré-Olímpico da América do Norte, ainda não classificado; e os dois melhores colocados do Pré-Olímpico Africano, ainda não classificados.

- O país-sede (Brasil) tem direito a uma equipe no masculino e uma no feminino.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida, a mesma será realocada para o próximo país colocado, ainda não classificado, na mesma competição em que a vaga foi distribuída.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada através de um torneio, a ser realizado em junho de 2016, entre os quatro melhores países do Pré-Olímpico Mundial, ainda não classificados.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Vôlei
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Volei

2 comentários:

  1. mas em que data será realizado o sorteio para as definições dos confrontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sorteio é realizado normalmente entre um mês e mês e meio antes dos jogos.

      Excluir